Instalação

Criar uma Loja Virtual Grátis
Instalação

Instalação Profissional

 

Rede Frigorígena: Sistema de condução do gás refrigerante entre a unidade condensadora e evaporadora. É constituída de tubos de cobre que devem ser introduzidos em paredes, pisos ou lajes ou até mesmo sobrepostos em paredes.

Rede Elétrica: Sistema de alimentação do equipamento que utiliza cabos flexíveis acondicionados por eletrodutos (que seguem o mesmo caminhamento da rede frigorígena). Deve-se prover um ponto de força (tomada) especificada para o equipamento, sendo posicionada junto a uma das unidades que o representam (interna ou externa).

Rede de Drenagem: Instaladas na unidade interna do equipamento, por meio de tubos de PVC na cor marrom destinados a esgotar a água que resulta do processo de evaporação. Esses tubos ficam localizados internamente em paredes e nos sistemas do tipo quente/frio há necessidade de instalar também dreno externo.  

Ligações entre unidades evaporadora e condensadora

Ligações entre unidades evaporadora e condensadora (Sistema Split)

Normas Gerais para Instalação de Ar-Condicionado

  • -Altura de Instalação: Recomenda-se posicionar o aparelho entre 1,50 m e 1,80 m acima do solo.
  • -Caso a condição anterior não puder ser satisfeita, deve-se localizar o aparelho a pelo menos 0,50 m de qualquer parede.
  • -O aparelho deve ficar preferencialmente o mais centralizado possível, cobrindo assim a maior área do ambiente que pode ser residencial ou comercial.
  • -Caso necessário utilizar mais de uma unidade evaporadora, deve ser preservada entre elas a distância mínima de 1,5 m.
  • -Na parede, o buraco que deverá conter o caixilho de sustentação do aparelho é tal que a madeira integrante deve possuir espessura mínima equivalente a 2,5 cm.
  • -Aberturas laterais e superiores do aparelho devem estar sempre desobstruídas e voltadas para a parte externa do ambiente, pois a circulação de ar no compressor e seu condensador tem que processar-se de modo normal.
  • -Espessura máxima da alvenaria: 17 cm.
  • -Posiciona-se o ponto de força (tomada) ao lado do aparelho podendo ser à esquerda ou à direita.
  • Nunca em hipótese alguma corte a fiação elétrica proveniente de fábrica.
  • -Você pode posicionar o rabicho (fiação que conecta o aparelho à tomada elétrica) da forma como desejar no momento da instalação. Decida pelo lado que considerar mais conveniente mantê-lo e se precisar alterá-lo, remova a frente plástica do aparelho.
  • -Analise aonde irá colocar a tomada de força na qual será ligado o ar-condicionado. Algumas vezes é preciso que se coloque próxima a ele. Lembrando que nesses casos deve ser considerada a potência elevada da carga a alimentar, então utilizamos uma TUE (Tomada de Uso Específico).
  • -Os aparelhos devem conter uma inclinação referente a 1 cm na base para que ocorra de forma mais simples o escoamento da água proveniente do processo de evaporação do gás durante a convecção no ambiente.
  • -Pode-se fazer uma ligação através de tubo plástico entre o dreno e a rede de drenagem ou a áreas apropriadas ao gotejamento d’água, evitando que ela escorra em locais inadequados.
  • -É perfeitamente normal o pingamento d’água no equipamento por haver troca de calor que resulta nisso.

Instalação de um Ar-Condicionado Split

Unidade Interna (Evaporadora)

Vimos anteriormente que essa unidade é responsável pela climatização do ambiente, podendo refrigerar um ou vários espaços simultâneos (neste último caso através da ligação a uma rede contendo dutos para distribuição uniforme do ar).

É necessário ler o manual do produto antes de instalá-lo, pois contém especificações importantes a serem observadas. Assim você passa a conhecer melhor a unidade evaporadora em termos dimensionais e quanto ao peso.

Quais recomendações devo seguir?

Observe algumas regras básicas que aplicam-se a todas as instalações:

1)    Deve-se planejar cuidadosamente a localização das unidades para que não interfiram em instalações já existentes ou que tenham sido projetadas tais como rede elétrica ou encanamentos de água por exemplo;

2)    A unidade só pode ser instalada em locais apropriados à passagem de ar, tanto na saída dele como no processo em que retorna ao aparelho;

3)    O local de posicionamento desta unidade deve ser tal que permita reparos ou manutenção fáceis caso haja necessidade.

4)    As tubulações correspondentes à unidade interna deverão ser adaptadas ao local em que ela esteja situada sendo elas: tubos do sistema, dreno e fiação elétrica.

5)    A unidade deverá estar nivelada após o processo de instalação.

 

AGENDE A SUA VISITA TÉCNICA OU INSTALAÇÃO PELOS OS CONTATOS E EMAIL DESCRITO NO FINAL DA PAGINA OU PEÇA UM ORÇAMENTO GRÁTIS.